O Projeto

O projeto “Dr. Bartô e os Doutores da Saúde” foi fundado no ano 2000, pelo médico pediatra Prof. Dr. João Paulo Becker Lotufo, atual coordenador, no Hospital Universitário da Universidade de São Paulo (USP), para apoiar pais e pacientes com informação acerca dos cuidados e a prevenção do uso de álcool e drogas, especialmente entre crianças e jovens. O projeto foi motivado por pesquisas entre os pacientes do Hospital Universitário que mostraram que o uso do álcool no consumo familiar é bastante elevado, seguido do tabaco, maconha e depois o crack.

Com o tempo, experiência e novas pesquisas que foram se sucedendo, foi constatado que os próprios profissionais da saúde sofrem com a falta de informação sobre drogas, prejudicando o atendimento e a orientação a pacientes e famílias. Esse panorama impulsionou o Dr. João Paulo Becker Lotufo a intensificar a sua atividade, no seu trabalho diário no Hospital Pediátrico, no seu consultório, com seu trabalho contínuo de pesquisa, produção de material de divulgação adaptado para jovens e famílias, material didático de apoio a professores, e divulgando informação em palestras por todo o Brasil e no Jornal da USP, com o seu programa semanal na Rádio USP.

Atualmente o projeto Dr Bartô e os Doutores da Saúde atua nas frentes de informação e prevenção, especialmente entre crianças e jovens, para conscientizar e orientar nas escolas e centros de educação porque: “Jovens fumantes costumam andar em grupos… de jovens fumantes. Bastam cinco minutos na saída de qualquer colégio para entender: o cigarro os une, e na adolescência todos querem se encaixar. É o que os especialistas chamam de “contaminação do grupo. […] Ser aceito é importante e eles imitam os amigos. Eles chegam numa festa, e o ato de acender um cigarro já é um alívio para a timidez”.(Lotufo. Folha de São Paulo, Equilíbrio, 2002)

Os dados da pesquisa foram extremamente preocupantes, pois mostram que a iniciação no consumo de drogas começa dentro de casa. Nove anos depois dessa pesquisa e a partir da mobilização de pesquisadores e organizações da sociedade civil, em 2009, o Estado de São Paulo resolveu aderir à proibição do fumo em locais fechados; no País, a lei chegou apenas em 2014.Lei antifumo de São Paulo

Dr. João Paulo Becker Lotufo

Paulo Becker Lotufo (Dr. Bartô) atualmente é coordenador do projeto antitabágico do Hospital Universitário da USP e responsável do Projeto antitábagico Dr. Bartô, Doutores da Saúde, profilaxia de tabagismo, gravidez precoce e álcool em escolas de São Paulo. Atua principalmente nos seguintes temas: asma, bebe sibilante, tabagismo (ativo e passivo), álcool e maconha com linhas de pesquisa em asma (Montelukast) e dosagem de nível sérico de cotinina.