Categories
notícias

Quer reduzir os riscos associados à infecção do COVID? Pare de fumar AGORA!

A principal causa de fatalidades do Corona Virus é a Síndrome Respiratória Aguda e os grupos mais atingidos tem sido pessoas com imunidade debilitada e acima de 60 anos. Há uma incidência maior entre homens, que sofrem com maior índice de quadros agravados da doença e, portanto, maior letalidade.

Ainda é muito cedo para conclusões, mas um dos possíveis fatores apontados é que os índices de tabagismo são maiores entre a população masculina, na China, por exemplo, a proporção de fumantes alcança mais de 52% entre os homens e menos de 3% entre as mulheres.

Entre os chineses com Coronavírus associado à pneumonia, a evolução desfavorável, que incluiu mortes, foi 14 vezes maior entre pacientes fumantes do que entre não fumantes. O tabagismo foi o fator de risco mais forte entre os examinados.

O hábito do vaping, cigarro eletrônico, que tem se tornado muito popular entre os jovens e é visto como uma alternativa ‘menos danosa’ que o cigarro, já foi associado a lesões pulmonares e bronquite crônica, fatores que obviamente aumentam muitíssimo o risco de complicações e, portanto, a gravidade, de uma infecção de Corona.

Quer ajudar a salvar vidas e melhorar a saúde de todos? PARE de fumar e aconselhe as pessoas do seu núcleo social a parar também!

Fontes:

Reduce your risk of serious lung disease caused by corona virus by quitting smoking and vaping – Centre for Tobacco Control Research and Education – University of California San Francisco

Smokers at increased risk of coronavirus complications, leading experts warn – The Telegraph

Coronavírus: pessoas que fumam podem ser mais suscetíveis a complicações – ACT Promoção da Saúde

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *