Categorias
Uncategorized

Maconha ou Canabidiol? Sobre o que estamos falando?

Nas últimas semanas todos os jornais e revistas semanais tem dado ênfase ao uso da Maconha, tanto recreacional quanto medicinal. Esta é a droga em ascensão no planeta. Há interesse comercial nesta história e inadvertidamente a mídia está ajudando ao aumento do consumo desta droga.

Soltar notícias como “Maconha no quintal: cresce cultivo para tratar a epilepsia”, ou “Anvisa aprova primeiro medicamento a base de maconha” só leva ao incentivo ao uso precoce desta droga.

Você já ouviu reportagens sobre “Hospital usa heroína para tratamento de dor” ? Não se houve isto, embora usemos a morfina em todos os centros médicos, esta derivada da heroína.

Maconha ou Canabidiol

As notícias tinham que ser dadas de maneira responsável: “A substância canabidiol parece controlar convulsões”, ou “Os estudos com o canabidiol estão aumentando e talvez daqui há 15 anos estejamos tratando convulsões, glaucoma e outras situações com esta nova droga”.

Faço votos que o canabidiol, extraído da Cannabis tenha sucesso terapêutico nos estudos a que está submetido e possa em poucos anos ocupar espaço real nas nossas prescrições, mas antes disto, precisamos alertar principalmente a população jovem das possíveis lesões que o uso precoce e inadvertido da maconha pode acarretar.

Há necessidade de maior responsabilidade em se tratar a maconha como uma droga terapêutica ou uma droga inofensiva. A maconha usada na adolescência pode causar perda de memória e diminui o tamanho do cérebro. Famílias com jovens com surto psicótico e/ou esquizofrenia estão pagando o preço do uso recreacional ou terapêutico da maconha. Se assim for, daqui há 15 ou 20 anos terei que abrir um ambulatório para tratar pessoas dependentes de maconha como fazemos hoje com o cigarro.

Todo fumante de tabaco tem um avô de 90 anos que fumou a vida toda e tem muita saúde, mas se esquecem do aumento em 10 x de todas as doenças tabaco relacionadas com o uso do cigarro. Da mesma maneira, 20% da população vai ficar dependente da maconha e 1% poderá ter surto psicótico.

Resumindo, uso de Maconha é uma coisa; uso de Canabidiol é outra. Não confundam uma coisa com outra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *